medeia, deméter e a cavalaria

21 jun

“Em plena época de fome preparou-me uma belíssima refeição e fez-ma comer, postada à minha frente, confirmou as minhas suspeitas, assistiu, impávida, ao meu esforço para não vomitar, e conseguiu depois, como, já não sei, que eu me apresentasse ao povo como um apreciador de carne de cavalo. O castigo dos deuses não se abateu sobre mim, o povo matou os cavalos, comeu, sobreviveu e nunca mais esqueceu o que Medeia fez. Desde essa altura ela é vista como uma mulher má, porque, como diz Acamante, as pessoas preferem achar que estão enfeitiçadas a confessar a si mesmas que comeram ervas e devoraram as entranhas e animais intocáveis, simplesmente porque tinham fome. Medeia diz que quem obriga as pessoas a tocar no que lhes é sagrado faz delas seus inimigos. É coisa que não suportam. Por isso é que me caluniam, diz. Mas celeiros novos, isso ainda não construíram.” Christa Wolf. Medeia – Vozes.

“Durante a busca desesperada por Perséfone, Deméter é perseguida por Posídon, transformado em cavalo, e é sob a forma desse animal que o deus se une a ela, transformada em jumenta. O fruto dessa união é uma deusa chamada tão somente de ‘Senhora’, pois não se pode pronunciar seu nome, e/ou, conforme outras versões, o cavalo Árion” Em: Deméter e os mitos eleusinos

“É preciso lembrar ainda que a Deméter de Filageia é representada com cabeça de cavalo e que a Erínia, que é bem a imagem de uma Deméter enlutada, disposta a se vingar de tudo e de todos, é mãe de cavalos famosos.” Em: Deméter e os mitos eleusinos

Deixe um comentário

