scum manifesto

16 maio

“Viver nesta sociedade significa, se tiver sorte, morrer de tédio; nada diz respeito às mulheres; então, àquelas dotadas de uma mente cívica, de sentido de responsabilidade e de busca por emoções, só resta uma possibilidade: derrubar o governo, eliminar o sistema monetário, instaurar a automatização completa e destruir o sexo masculino”.

– parágrafos iniciais de “Scum Manifesto”, Valerie Solanas, traduzido por A. (juro que não sou eu!)

.

Fui apresentada à Valerie Solanas por uma das pesquisadoras de um grupo de estudo de semiótica do Vicente, a Társila. A notícia boa é que, googleando agora, descobri que o estudo virou dissertação e está publicado on-line:

Título: Análise semiótica e tradução de SCUM manifesto de Valerie Solanas

Autora: BORGES, Társila Lemos (Catálogo USP)

Orientador: PIETROFORTE, Antonio Vicente Seraphim, Depto. Linguística, FFLCH-USP.

A defesa do mestrado foi feita em 2006, faz tempo, mas não cheguei a saber. Farei a leitura com calma das análises que constam na dissertação, mas de bate-pronto digo que a leitura do Scum Manifesto é imprescindível. O texto é o que a Társila chamará de ultrafeminista.

A Solanas é daquelas personagens tão furiosamente reais, históricas. Ao ponto de ter dado três tiros no Andy Warhol, um deles no peito. Juro. Às vezes fica difícil de distinguir o que é texto, o que é ato. De minha parte, penso que o humor negro, os xingamentos e a falta absoluta de medida são a melhor parte. A aniquilação total de todos os homens. Não sei como vc lê, mas eu própria leio pelas tangentes. O exagero é uma maneira de estruturar a forma da denúncia. Se levar ao pé da letra é perdeu playboy. E, ao mesmo tempo, se não ver a urgência da questão… É um texto fundamental, tanto de partida, quanto de chegada. Não ficará de fora na bibliografia.

Anúncios

Uma resposta to “scum manifesto”

  1. Rafael Daud maio 17, 2011 às 2:29 am #

    Genial./

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: