O feminismo não se faz apenas com mulheres

11 maio

[o título é um aforismo. tenho mais alguns na manga]

A tendência é me tornar repetitiva. Por conta do doutorado. Essa forma de produção do conhecimento: eleição de um objeto perigoso e dissecação deste viva até que vc o sinta morto e encadernado de forma segura. Embora no meu caso tenha muita afeição. E o objeto seja inincadernável. Acho. A cada dia me sinto mais maravilhada. O que, a depender do que vc tem a fazer, pode ser um problema.

Bem, folheando no papel de luz o livro da Andréa Saad Hossne, Bovarismo e romance: Madame Bovary e Lady Oracle (recomendo!), encontrei alguns trechos de entrevistas lindos da Margaret Atwood. Tudo bem que ela concedeu esta entrevista no mês que eu nasci (!), há uns 32 anos, mas me serve hoje, deixo pra vc..

Feminista é para mim um adjetivo que não comporta alguém. Não é suficiente dizer que alguém é meramente feminista. Algumas pessoas escolhem definir-se a si mesmas como escritoras feministas. Eu não negaria o adjetivo, mas não o considero inclusivo. Há muitos outros interesses meus que não eu não gostaria que o adjetivo excluísse. As pessoas que entendem o meu ponto de vista tendem a ser mulheres da Escócia ou negras dos Estados Unidos [a autora é canadense], que dizem: feministas, tal como é usado nos Estados Unidos, geralmente significa americanas brancas de classe média dizendo que elas todas são mulheres…

Alguém que compreenda minha posição advém de uma cultura periférica como a minha, alguém da Escócia ou do Caribe, ou uma feminista negra dos Estados Unidos…

O que o termo escritora feminista significa para certas feministas americanas, não pode significar o mesmo que para mim. Elas estão dentro, olhando umas para as outras, enquanto eu estou do lado de fora”.

Retirado de Bovarismo e romance: Madame Bovary e Lady Oracle de Andréa Saad Hossne, página 56. Entrevista concedida a Gregory Fitz Gerald e Kathryn Crabbe em setembro de 1979.
Deixe um comentário

